APOCALIPSE E O ARREBATAMENTO E DAVID OWUOR: Israel: Netanyahu Vence eleições e Inicia Contatos para Formar novo Governo

quarta-feira, 18 de março de 2015

Israel: Netanyahu Vence eleições e Inicia Contatos para Formar novo Governo

Netanyahu Vence eleições e Inicia Contatos para Formar novo Governo

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu cumprimenta aliados na sede eleitoral do partido em Tel Aviv. (Foto: Dan Balilty / AP Photo)
O partido nacionalista Likud, liderado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, ganhou as eleições realizadas em Israel. A vitória foi por uma boa margem de diferença sobre a coalizão de centro-esquerda União Sionista, cujo cabeça de chapa é o trabalhista Isaac Herzog.
"Contra todas as previsões, conseguimos uma grande vitória para o campo nacional sob a direção do Likud", disse Netanyahu para os simpatizantes em Tel Aviv. "Agora devemos construir um governo forte e estável", completou.
Chefe de Governo desde 2009 e apontado como perdedor nas pesquisas, é o grande vencedor das eleições e é praticamente seguro que Netanyahu será convocado pelo presidente Reuven Rivlin para assumir seu terceiro mandato consecutivo, o quarto de sua carreira política contando o período de 1996-1999.
Netanyahu se reuniu com os líderes de vários partidos e tem a intenção de trabalhar imediatamente na formação do governo, para concluir esta tarefa em um prazo de duas a três semanas, afirma um comunicado do partido de direita do premier, o Likud.
O site da "BBC" fala em "surpresa", já que pesquisas de boca de urna tinham indicado empate do partido de Netanyahu com a oposição. Já o "New York Times" diz que "foi uma reviravolta impressionante em relação às últimas pesquisas que indicavam uma vantagem de quatro ou cinco lugares" da oposição. O "The Guardian" aponta que a vitória de Netanyahu não será saudada com alegria na Casa Branca.
Além disso, os resultados indicam que a Lista Árabe Conjunta conseguiu 14 cadeiras no novo parlamento, três a mais que o partido de centro, Yesh Atid.Os resultados oficiais divulgados na madrugada desta quarta-feira (18) pela Comissão Eleitoral, apontam que ao término da apuração de quase 100% dos votos emitidos, o Likud obteve 29 cadeiras, contra 24 das União Sionista, o que que revalidará Netanyahu à frente do governo israelense pela terceira vez consecutiva.
O Kulanu, de centro-direita, aparece logo depois, com dez, enquanto o ultranacionalista Lar Judaico ficou com oito assentos, um a mais que o ultraortodoxo sefaradita Shas.
Já os ultraortodoxos ashkenazis do Judaísmo Unido da Torá conseguiram seis cadeiras, mesmo número que os ultranacionalistas do Yisrael Beiteinu, na frente do partido pacifista Meretz, que fecha a lista com cinco cadeiras.
Devido à grande fragmentação do Knesset, o parlamento israelense, que tem um total de 120 cadeiras, para formar o governo é necessário o apoio de pelo menos 61 deputados.
Na noite de terça (17), quando as pesquisas de boca de urna mostravam um empate técnico, Netanyahu anunciou que convocará a seu Executivo todos os partidos de direita e os ultra-ortodoxos, com os quais alcançará uma maioria estável de 67 cadeiras.
Os dirigentes da coalizão de centro-esquerda União Sionista, Isaac Herzog e Tzipi Livni, reconheceram derrota. "Esta não é um manhã fácil para nós nem para os que acreditam em nosso caminho", disseram ambos após o pleito realizado no país.
"Conversei há alguns minutos com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Eu o felicite e desejei boa sorte", disse Herzog, que liderava a lista União Sionista.
Em uma breve declaração publicada no jornal "Yedioth Ahronoth", os dois políticos asseguraram que seguirão sua trajetória conjunta na nova legislatura do parlamento, que estará dominada pelos partidos de direita.
"Dirigiremos e lutaremos no parlamento junto a nossos parceiros neste caminho para defender os valores nos quais acreditamos", afirmaram.
Formação de governo
Durante a campanha, Netanyahu se apresentou como o fiador da segurança do país e o discurso alarmista parecia insuficiente para muitos para derrotar Herzog e sua aliada de centro Tzipi Livni, que basearam a campanha em temas econômicos e sociais.
Diante das pesquisas desfavoráveis, Netanyahu batalhou nos últimos dias para recuperar os desenganados com o Likud e conquistar os indecisos.
Na segunda-feira, ele voltou a reafirmar a ideia de impedir a criação de um Estado palestino.
Netanyahu informou nesta quarta que tem a intenção de formar governo no prazo máximo de duas ou três semanas.
A informação está em um comunicado divulgado nesta manhã pelo Likud, no qual este partido detalha que Netanyahu "já falou com todos os partidos com representação parlamentar que vê como parceiros para seu novo governo", seu terceiro consecutivo e o quarto de sua carreira.
Segundo a nota, se trata dos dirigentes das legendas Lar Judaico, (Naftali Bennett), Kulanu (Moshe Kahlon), Yisrael Beiteinu (Avigdor Lieberman), Shas (Arieh Deri) e Judaísmo Unido da Torá (Moshe Gafni e Yacov Litzman).
Com eles, o primeiro-ministro israelense poderia conseguir uma maioria parlamentar de 67 das 120 cadeiras do parlamento, e com uma coalizão exclusivamente de direitas e de ultra-ortodoxos, ou seja, das mais homogêneas que o país teve nas últimas duas décadas.
Kahlon, que com suas dez cadeiras se transformou em peça-chave das negociações, se negou hoje novamente a revelar suas cartas.
Rompido com o Likud há dois anos por divergências com o primeiro-ministro, Kahlon declarou apenas que seu partido "seguirá seu caminho em defesa da classe média e baixa".
"Netanyahu me ligou e me disse que era sério em suas intenções de (lançar) uma política social", concluiu.
Renúncia
Após os resultados, o dirigente do partido de esquerda Meretz, Zahava Gal-On, anunciou na manhã sua renúncia.
"Assumo a responsabilidade pelo pobre resultado obtido e apresento minha renúncia como dirigente do partido", foram as palavras de Gal-On ao anunciar sua saída, segundo informa a imprensa local.
A legenda de esquerda israelense obteve quatro dos 120 deputados do parlamento, dois a menos que na legislatura anterior.
O dirigente considerou que uma grande parcela de seus eleitores tradicionais apoiou à plataforma liderada pelo dirigente trabalhista, Isaac Herzog, com o objetivo de impedir que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, revalidasse um novo mandato à frente da chefia do governo israelense.
"Acho que os eleitores do Meretz quiseram que Netanyahu fosse para a casa", explicava Gal-On ontem à noite ao 'Canal 2' da televisão local.
Com informações:G1
Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor 
Hebreus 12:14
- Prepare-se, Arrependam-se dos pecados -Aceite Jesus como Salvador

O Messias está vindo
Preparem o caminho em Santidade
(Hebreus 12:14)
Shalom